Descubra o poder das ferramentas de gestão para administrar o book de clientes

Durante anos, traders e comercializadoras de energia confiaram em sistemas genéricos para executar suas operações. Alguns usavam planilhas, enquanto outros construíam sistemas do zero. Mas no ambiente de negócios competitivo de hoje, esses métodos podem não ser mais a abordagem ideal.

Isso fica evidente quando consideramos os softwares modernos, poderosos e específicos para o mercado de comercialização de energia. Uma dessas ferramentas de gestão mais conhecidas e eficazes é o programa de gerenciamento de risco e comércio de energia, ou ETRM, da sua sigla em inglês.

Após entender mais sobre o que os sistemas ETRM fazem, em comparação com planilhas ou sistemas proprietários antigos, você verá que essas plataformas tornam a administração da sua carteira de clientes mais simples.

No artigo de hoje, explicaremos como o ETRM melhora seu atendimento e por que automatizar os processos de comercialização com um software de gestão é a melhor opção para aperfeiçoar seus resultados. Acompanhe!

Por que automatizar os processos com ferramentas de gestão?

Os sistemas ETRM visam substituir planilhas e plataformas feitas para outra época, e não construídas para as complicações apresentadas pelos mercados atuais.

Essas ferramentas de gestão são projetadas para tornar o gerenciamento do negócio de commodities eficiente e lucrativo, fornecendo um único sistema no qual os funcionários de front-office, middle-office e back-office podem monitorar e concluir seu trabalho.

Assim, esse software especializado existe para que traders, gerentes de operações e profissionais de risco tenham visão completa do seu book de clientes. Como resultado, isso se traduzirá nos benefícios listados abaixo. Confira!

Segurança da informação

Comercializadores de energia garantem a segurança da informação em todos os processos com o suporte dos sistemas ETRM, para seguir as práticas recomendadas e padrões do setor e atingir a conformidade com as estruturas gerais de privacidade aceitas pelo setor, e ressaltam a importância do trabalho conjunto de fornecedores e concessionárias para garantir a segurança tanto de produtos quanto do sistema de automação.

Projeção de cenários

Na maioria das vezes, os preços das commodities são imprevisíveis. Fazer projeções de cenários, portanto, é fundamental. 

Os sistemas ETRM podem ser usados pelos diferentes agentes no processo de comercialização de energia para efetuar projeções com base em diferentes fatores que avaliam os riscos operacionais e possíveis cenários.

Estudo de condições de pagamento mais atraentes

As condições de pagamento são outro fator que impacta diretamente na precificação. Conseguir avaliar descontos e projetar condições mais adequadas à realidade de cada cliente ajudará a garantir a satisfação da sua carteira, fechando o melhor negócio para as partes envolvidas.

Gerenciamento personalizado das operações

Cada comercializadora tem suas particularidades, e seu sistema de gestão precisa refletir isso. Com o melhor ETRM do mercado, você conseguirá personalizar suas operações em um sistema intuitivo e fácil, que se adequa ao tamanho do seu negócio.

Automatização de tarefas

Para melhorar a produtividade e eficiência da comercialização de energia, o sistema ETRM é necessário. Como essas ferramentas de gestão são projetadas para funcionar sem supervisão manual, as empresas no mercado livre de energia e regulado reduzem custos operacionais ao agregar dados e outras tarefas repetitivas. Quando integrado ao CCEE e BBCE, o trabalho é agilizado e erros são reduzidos.

Eles economizam tempo das organizações e permitem que os funcionários se concentrem em aspectos mais importantes.

Acesso a métricas de performance

Avaliar o histórico de desempenho é o que permite otimizar o desempenho futuro. Os sistemas ETRM reúnem dados necessários para tomar decisões embasadas, que permitam otimizar contratos e oferecer o melhor para seu book de clientes. Tudo isso em uma interface única e em tempo real.

Conte com a Thunders: software completo para gestão operacional do setor de energia

Os softwares da Thunders permitem que você faça tudo que listamos acima e muito mais! Com ele, é possível ter um sistema integrado com várias plataformas, como CCEE e BBCE, permitindo a melhoria contínua das suas operações.

Líder no segmento Energy Trading and Risk Management (ETRM), a Thunders Tecnologia oferece ferramentas para sua empresa otimizar as operações comerciais de compra e venda de energia, além de administrar sua carteira de clientes de forma segura e eficiente.

Quer receber mais conteúdos completos sobre o mercado de energia? Então, assine nossa newsletter no final da página e receba mais dicas como essa diretamente no seu e-mail!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to top