PLD Horário: sabe como ela interfere em seu negócio?

O PLD Horário é um assunto que tem gerado certa polêmica. Enquanto alguns especialistas apontam vantagens e desvantagens, outros estão preocupados em entender como se adaptar a esse cenário.

Diante dessas dúvidas, é importante entender o impacto que a mudança causa. E, assim, descobrir como se posicionar sobre o novo modelo de PLD Energia, cuja aplicação já está em vigência no mercado.

Que tal se inteirar mais sobre o tema e entender como esse cálculo afeta o setor elétrico e seus negócios? Continue a leitura!

Como o Preço Horário funciona?

O PLD, ou Preço da Liquidação das Diferenças, é um cálculo usado para contabilizar e liquidar as diferenças entre energia contratada e montantes de consumo dos agentes da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Às sextas-feiras, é divulgado um preço para ser aplicado na semana seguinte, conforme o submercado do sistema elétrico do país. O cálculo é realizado por modelos computacionais, que considera determinadas variáveis, como:

  • chuvas;
  • armazenamento;
  • previsão de consumo.

É interessante ressaltar que esse modelo foi elaborado para uma matriz em que predominam fontes hidráulicas. Nela, há menos variações e maior previsibilidade.

A iniciativa de apostar na mudança surgiu diante do crescimento da participação de fontes renováveis no processo. Ou seja, era preciso criar mais flexibilidade e competitividade no setor.

Com isso, o Preço Horário, ou PLD Horário, chega para precificar a energia no Mercado de Curto Prazo diariamente e com base horária. Ou seja, não haverá mais cálculo pautado em patamares (pesada, média e leve). O preço também não se estabelece na frequência semanal, como era antes.

O principal objetivo dessa metodologia é monitorar as evoluções da matriz energética do Brasil. Além de identificar sua diversidade e, como consequência, conseguir traçar previsão ainda mais detalhada das operações, para que os preços se mantenham devidamente alinhados.

Quais são as vantagens do PLD Horário?

Embora existam questionamentos sobre se o modelo está pronto para implementação, é possível perceber que os benefícios são uma ótima oportunidade de modernizar o setor elétrico. Veja abaixo!

Diminuição dos Encargos de Serviço do Sistema (ESS)

As simulações do PLD Horário, divulgadas pela CCEE em 2017, mostram diminuição de R$ 139 milhões para R$ 2 milhões nos encargos gerados pelas térmicas que atuam fora da ordem de mérito.

Precisão dos valores da energia por horário

Os preços, por sua vez, estarão mais próximos do custo real das operações do sistema elétrico. Isso significa que os valores praticados e o comportamento de operações estarão alinhados. Além disso, a distribuição dos custos será mais justa.

Incentivo para armazenamento de energia

Por fim, esse é mais um incentivo para armazenamento de energia. Quando há resposta significativa à demanda, há mais oportunidades de geração distribuída e desenvolvimento de programas de armazenamento, como bancos de bateria e tecnologia para carros elétricos.

Qual a importância de contar com uma trading para acompanhar essas mudanças?

Investir em uma boa gestão de energia é, sem dúvida, a melhor iniciativa para o sucesso de um negócio. Contudo, as mudanças no mercado são ágeis, e nem sempre é possível acompanhá-las de maneira completa e minuciosa.

Assim, a presença de uma trading que ofereça soluções específicas de compra e venda de energia é essencial. A iniciativa permite que todas as transações sejam realizadas no momento certo para assegurar a economia esperada.

Além disso, a trading conta com serviços diferenciados para que você monitore os pontos mais importantes dessa transformação. E, ainda oferece suporte direcionado ao seu negócio, facilitando a adaptação.

Gostou de saber mais sobre o que é e como funciona o PLD Horário? A mudança traz grandes oportunidades para gerenciamento de energia, desde que as tomadas de decisão sejam inteligentes e as operações sejam controladas com base na premissa do novo modelo.

A orientação da trading, como você viu, é essencial e faz toda a diferença quando é tecnológica: confira 7 vantagens de um software de gestão de operações para sua empresa e veja mais motivos para contar com auxílio especializado!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to top