Elaborado pela Thunders a partir do InfoMercado CCEE publicado em março, com dados de janeiro de 2024
O Brasil conta, atualmente, com 13.914 agentes consumidores livres, especiais ou autoprodutores de energia devidamente registrados na CCEE. Esses agentes possuem 34.084 unidades consumidoras espalhadas por todo país, as quais totalizaram um consumo de 25.658 MWm no último mês de janeiro e 25.119 MWm nos últimos 12 meses.
RANKING POR CONSUMO
Se considerarmos o volume de energia consumida no último mês de janeiro, os 20 maiores agentes consumidores demandaram 6.475,5 MWm, o que significa mais de 25,23% da carga de todos os consumidores livres do país. Confira quem são esses principais agentes:
Tabela 1: Ranking de consumidores por consumo
Rank Volume | Sigla | Volume (MWm) | UCs |
---|---|---|---|
1 | ALBRAS | 819,6 | 1 |
2 | CVRD | 620,9 | 25 |
3 | CBA | 552,0 | 5 |
4 | BRASKEM | 506,4 | 17 |
5 | ARCELOR JF COM | 412,9 | 13 |
6 | ALCOA | 389,7 | 3 |
7 | KLABIN PUMA | 380,3 | 20 |
8 | PETROBRAS PIE | 288,0 | 33 |
9 | CSN SIDERURGIC | 284,0 | 4 |
10 | WHITE MARTINS | 250,9 | 34 |
11 | SOUTH32 | 247,5 | 2 |
12 | BRF | 240,3 | 81 |
13 | FERBASA | 214,4 | 2 |
14 | SALOBO | 211,5 | 2 |
15 | SABESP | 203,5 | 83 |
16 | ANGLO NIQUEL MINAS | 195,5 | 2 |
17 | DO ATLANTICO | 191,9 | 1 |
18 | RIAL | 184,0 | 6 |
19 | VCSA | 183,1 | 24 |
20 | NEXA | 178,8 | 6 |
A ALBRAS ALUMÍNIO BRASILEIRO S/A, sozinha, representa mais de 3,2% da carga do ACL em apenas 1 unidade consumidora.
RANKING POR QUANTIDADE DE UCs
Por outro lado, se considerarmos a quantidade de unidades consumidoras vinculadas aos agentes, os 20 maiores grupos consumidores totalizaram no mês de janeiro 5.338 UCs, o que representa 15,66% das unidades consumidoras do ACL. Estas unidades, juntas, concentraram uma carga de 694,3 MWm, o que significa apenas 2,81% da carga de todos os consumidores livres, especiais e autoprodutores do país. Confira quem são esses principais agentes por quantidade de UCs:
Tabela 2: Ranking de consumidores por quantidade de UCs
Rank UCs | Sigla | UCS | Volume (MWm) |
---|---|---|---|
1 | B2W CE | 478 | 20,5 |
2 | BRASIL TELECOM | 406 | 48,7 |
3 | CBD | 386 | 58,9 |
4 | ITAU CL5 | 367 | 23,8 |
5 | VIAVAREJO | 360 | 11,2 |
6 | SANTANDER | 342 | 15,6 |
7 | ASSAI ATACADISTA | 296 | 121,4 |
8 | RENNER MATRIZ | 284 | 20,5 |
9 | SUPER BH 001 | 278 | 24,6 |
10 | TELEFONICA | 247 | 69,2 |
11 | C&A MODAS | 228 | 16,2 |
12 | RIACHUELO | 225 | 16,2 |
13 | BURGER KING | 223 | 8,4 |
14 | ATACADAO | 222 | 84,0 |
15 | CENCOSUD BRASIL | 187 | 28,5 |
16 | CLARO | 173 | 54,8 |
17 | MARISA | 169 | 6,3 |
18 | HAVAN | 165 | 23,1 |
19 | DMA EPA | 152 | 15,9 |
20 | WMS SUPER | 150 | 26,8 |
ANÁLISE POR FAIXAS DE VOLUME
A criação de faixas de volume de energia consumida nos proporciona uma análise interessante. Percebemos que, na faixa 1 (que considera agentes com consumo acima de 100 MWm no mês), o mercado tem uma concentração de 33,32% da carga em apenas 0,24% dos agentes, ou 34 agentes. Confira abaixo a análise por faixa de carga:
Tabela 3: Segmentação por faixas de volume de energia consumido
Faixa | De | Até | Agentes | Volume (MWm) | % Agentes | % Carga |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | 100 | 1.000 | 34 | 8.371 | 0,24% | 33,32% |
2 | 50 | 100 | 25 | 1.837 | 0,18% | 7,31% |
3 | 30 | 50 | 47 | 1.831 | 0,34% | 7,29% |
4 | 10 | 30 | 223 | 3.694 | 1,60% | 14,70% |
5 | 5 | 10 | 288 | 2.002 | 2,07% | 7,97% |
6 | 3 | 5 | 358 | 1.375 | 2,57% | 5,47% |
7 | 1 | 3 | 1.711 | 2.868 | 12,30% | 11,42% |
8 | 0,5 | 1 | 1.990 | 1.407 | 14,30% | 5,60% |
9 | 0,3 | 0,5 | 2.081 | 810 | 14,68% | 3,22% |
10 | 0,1 | 0,3 | 4.336 | 819 | 31,16% | 3,26% |
11 | 0 | 0,1 | 1.850 | 105 | 13,30% | 0,42% |
As empresas com carga inferior a 0,5 MWm somam 9.238 agentes (66,39%) e 1.734 MWm (6,90%).
ANÁLISE POR FAIXAS DE UNIDADES CONSUMIDORAS
Quando analisamos as faixas por quantidade de unidades consumidoras percebemos que, na faixa 1 (que considera agentes com mais de 200 UCs), o mercado tem uma concentração de 12,06% do total de UCs, porém apenas 0,10% dos agentes, ou 14 agentes, e apenas 1,37% da carga (478 MWm). Confira abaixo a análise por faixa de quantidade de unidades consumidoras:
Tabela 3: Segmentação por faixas de quantidade de UCs
Faixa | De | Até | Agentes | Unidades | Volume (MWm) | % Agentes | % UCs | % Volume |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 201 | 1.000 | 14 | 4.342 | 478 | 0,10% | 12,06% | 1,37% |
2 | 101 | 200 | 13 | 1.840 | 300 | 0,09% | 5,11% | 1,20% |
3 | 51 | 100 | 37 | 2.634 | 1.093 | 0,27% | 7,32% | 4,35% |
4 | 21 | 50 | 121 | 3.797 | 2.317 | 0,87% | 10,55% | 9,23% |
5 | 11 | 20 | 217 | 3.177 | 2.872 | 1,56% | 8,82% | 11,43% |
6 | 6 | 10 | 425 | 3.125 | 1.612 | 3,05% | 8,68% | 6,42% |
7 | 2 | 5 | 3.010 | 8.094 | 7.280 | 21,63% | 22,48% | 28,98% |
8 | 1 | 1 | 8.996 | 8.996 | 9.145 | 64,65% | 24,99% | 36,41% |
CONSUMO NO ACL*
O ambiente de comercialização livre (ACL) apresentou um volume razoavelmente constante ao longo de 2022. Comportamento que também pode ser observado ao longo de 2023, com ligeiro ápice no mês de novembro, assim como no ano anterior.
*Considera o somatório da carga dos agentes consumidores livres, especiais e autoprodutores
Gráfico 1: Evolução no consumo de energia no ACL
Percebe-se que o volume de janeiro foi 2,86% acima do que no mês anterior. Quando comparado ao mesmo mês do ano anterior, janeiro de 2024 teve carga 113,38% superior.
QUANTIDADE DE UNIDADES CONSUMIDORAS NO ACL
Como já é de conhecimento de todo o mercado, a migração de empresas para o ACL vem acontecendo de forma bastante expressiva.
Gráfico 2: Evolução da quantidade de UCs no ACL
A constante migração de empresas e suas respectivas unidades consumidoras para o mercado livre de energia, apresentado no gráfico acima, aponta um crescimento de 1,21% de dezembro para janeiro de 2024. Quando comparado ao mesmo mês do ano anterior, janeiro de 2024 teve um número 38,18% maior de unidades consumidoras.
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