O Mercado Livre de Energia segue em constante evolução, e o Ranking das Maiores Comercializadoras de setembro de 2024 oferece uma análise abrangente das principais movimentações e tendências do setor. A recente abertura para os consumidores do Grupo A tem gerado impactos significativos, criando novas oportunidades e mudando o cenário competitivo. Neste relatório, destacamos as comercializadoras que estão liderando essa transformação.
Com base nos dados mais recentes divulgados pela CCEE em setembro, referentes ao mês de setembro, apresentamos a classificação das 20 maiores comercializadoras de energia. Juntas, essas empresas foram responsáveis por 49,25% do volume total comercializado, consolidando sua posição de liderança no mercado.
Confira abaixo o ranking das comercializadoras que mais venderam energia em setembro de 2024.
Esse ranking se altera um pouco quando analisamos a média móvel dos últimos 12 meses (out/23 a set/24).
Confira abaixo o ranking das comercializadoras que mais venderam energia segundo este critério (MM12):
Interessante notar que o mercado apresenta concentração ainda maior quando analisamos a média móvel, neste critério as 20 maiores comercializadoras representam 51,42% do mercado.
Comercializadoras Ativas
Existem hoje 522 comercializadoras cadastradas na CCEE, mas diversas delas não fazem nenhuma negociação ou praticamente nenhuma negociação. Apenas para efeito deste relatório, consideramos como ativas as comercializadoras com vendas a partir de 10 MWmédios no mês.
Utilizando este critério, temos hoje 233 comercializadoras ativas e no mês de setembro tivemos 3 novas comercializadoras ativas:
DIAMANTE COMERCIALIZADORA | |
NOVO ATACAREJO COM | |
JUBARTE |
O gráfico abaixo mostra a evolução do número de comercializadoras ativas no mercado:
Evolução do Mercado
No mês de setembro, o mercado de energia bateu o terceiro recorde de consumo consecutivo com 123.063 MWmédio, acima do recorde de agosto de 2024, que foi de 119.395 MWmédio, demonstrando a continuidade do crescimento robusto e a resiliência do setor, que segue aquecido, mesmo após o grande salto ocorrido no mês anterior.
Além disso, a média móvel de 12 meses (MM12) também segue em alta, consolidando um crescimento sustentável no volume de transações e reforçando as expectativas de que o mercado encerrará o ano em patamares historicamente elevados.
Segue abaixo um gráfico com a evolução do volume total de vendas das comercializadoras:
Entre em contato com nosso time pelo e-mail comercial@thunders.com.br e agende uma conversa.