Relatório Pentest: entenda como a Thunders se tornou sinônimo de confiança!

No ambiente digital, é importante cuidar da segurança dos dados, principalmente aqueles muito valiosos para a empresa. Nesse contexto, o relatório Pentest é um diferencial

Veja como a Thunders se tornou referência de confiança quando se trata da proteção de dados sensíveis e como um software ETRM pode auxiliar a gestão no setor de energia.

O que é o relatório Pentest e para que serve?

O relatório Pentest é resultado do “teste de penetração”, uma prática de cibersegurança que avalia as vulnerabilidades do sistema.

Esse teste se caracteriza pela adoção do ponto de vista do criminoso cibernético. A equipe responsável pelo procedimento define o objetivo, como um servidor específico que será invadido e, assim, explora estratégias diversas para alcançá-lo.

O relatório Pentest contribui para identificar lacunas no sistema. Ele registra os resultados do teste de penetração de modo a avaliar os pontos fracos da empresa, que possam dar espaço às práticas ilícitas, como roubo de informações sensíveis, inclusive dados dos clientes. 

O vazamento desses dados, além de perdas diretas ao negócio, pode gerar prejuízos indiretos oriundos de processos judiciais ligados à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Quais são os tipos existentes de relatório Pentest?

As equipes de segurança trabalham com três tipos de relatório Pentest. Veja quais são abaixo!

White Box

O White Box oferece panorama transparente à equipe que efetua o trabalho. Isso significa ter acesso a:

  • IPs;
  • redes;
  • logins;
  • níveis de usuários;
  • topologia de senhas.

Assim, os profissionais podem identificar qual é o tipo de solicitação que um usuário faz ao transgredir seu nível de autorização

Esse teste visa identificar vulnerabilidades que podem ser aproveitadas por usuários internos, como funcionários ou consultores. 

Grey Box

O Grey Box é um modelo mediano de Pentest. Nele, os profissionais conseguem acessar somente um determinado conjunto de dados específicos.

É o que ocorre, por exemplo, quando uma empresa tem dados sigilosos que não deseja expor e, desse modo, evita acesso explícito a tais informações.

Esse modelo funciona como uma tentativa de acessar dados aos quais determinados usuários não têm permissão de acesso, e sua finalidade continua sendo identificar vulnerabilidades e falhas no sistema.

Black Box

O Black Box abrange tentativa de intrusão sem ter informações a respeito do sistema, ou seja, é uma tentativa de invasão externa. 

Para esse teste, a organização contrata profissionais terceirizados com objetivo de simular um ataque baseado em tentativa real de cibercriminosos que invadem sistemas sem contar com dados especiais sobre a empresa ou sistema usado.

Esse tipo de teste é iniciado a partir de informações disponibilizadas em lugares públicos para qualquer pessoa, como a internet.

A Thunders e seu relatório Pentest

Em relação ao relatório Pentest, o teste de penetração na modalidade Black Box foi aplicado na Thunders a pedido de um cliente, notável empresa do setor, que implementa e opera parques de geração de energia por fontes renováveis. Além disso, atua com uma comercializadora no ACL e, recentemente, passou por um processo de M&A, fazendo parte de um grande grupo econômico.

O relatório Pentest confirmou que a Thunders está alinhada às ótimas práticas de segurança da informação, tendo sido aprovada nos testes, e, portanto, capacitada para prestar o melhor atendimento aos seus clientes.

Isso comprova o foco da Thunders com a segurança dos dados de seus clientes, sendo uma parceira de grande confiança a qualquer negócio que atua no mercado de energia e precisa de tecnologia para gerenciamento de suas operações e seus clientes. 

Assim, é possível controlar com eficiência a demanda de energia, o consumo de energia e todos os riscos associados ao setor (risco de mercado, risco de crédito e de liquidez).

Thunders: sinônimo de confiança

A Thunders Tecnologia é líder no segmento de software ETRM (Energy Trading and Risk Management), ou seja, programa de Comercialização de Energia e Gestão de Risco

A empresa dispõe de suíte de produtos que suprem as necessidades de gestão de:

  • geradoras;
  • distribuidoras;
  • autoprodutores;
  • comercializadoras de energia;
  • consumidores livres ou especiais.

A plataforma Thunders permite otimizar processos operacionais, melhorando a:

  • tomada das decisões;
  • consistência nos dados de modo a impedir falhas operacionais;
  • organização da distribuição de informações para os perfis certos no melhor momento.

O sistema da Thunders é robusto e suporta todas as operações da empresa com segurança e integração a outros sistemas, como BBCE e CCEE.

Conte com uma empresa confiável e que se importa com sua segurança, entre em contato com nossos especialistas e saiba o que a Thunders pode fazer para aperfeiçoar os processos operacionais no seu negócio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top