Boas práticas para reduzir os riscos operacionais na comercializadora de energia

A crescente complexidade dos processos e a materialização de eventos adversos no setor de energia aumentaram os riscos operacionais das empresas que atuam nesse segmento.

O ponto positivo é que os mercados de energia contam com maior disponibilidade de dados e tecnologia para enfrentar esses desafios.

Mas afinal, quais são os riscos operacionais enfrentados pelas comercializadoras de energia e como reduzi-los? Continue a leitura!

O que é risco operacional?

Risco pode ser entendido como um fator que influencia na ocorrência de uma perda. Para categorizá-lo, é necessário conhecer os domínios onde se aplica essa perda, tais como:

  • financeiro;
  • operacional;
  • tecnológico; 
  • estratégico e de mercado.

No caso das comercializadoras de energia, os riscos operacionais podem ser classificados a partir das perdas causadas pela inexistência ou descumprimento de procedimentos. Alguns exemplos são:

  • falhas no sistema;
  • práticas inadequadas com clientes, fornecedores, produtos e negócios.

Para identificar exposições da sua empresa ao risco operacional na comercialização de energia, é preciso adotar uma metodologia de avaliação que ofereça um diagnóstico. A partir disso, desenvolver um plano de ação de modo a reduzir o impacto desses riscos. 

Quais são as boas práticas para reduzir os riscos operacionais?

Apesar de cada comercializadora ter riscos operacionais específicos, existem pontos comuns a todas as empresas do setor. Confira a seguir algumas boas práticas que podem ser implementadas para reduzir os riscos de perda.

Gerencie corretamente sua carteira de clientes

As perdas financeiras são um risco operacional comum a empresas de diferentes setores, entretanto, para as comercializadoras de energia é ainda mais relevante, pois elas operam com margens reduzidas. 

Gerenciar corretamente a carteira de clientes é atributo fundamental para diminuir os riscos operacionais, garantir a continuidade de negócios e criar boa relação com os consumidores.

Para isso, é preciso conhecer seus clientes, suas necessidades e expectativas. Nesse sentido, você pode contar com um sistema de gestão de clientes, que permite classificar consumidores por localidade e outras especificidades, além de incluir informações de modo a criar rotinas personalidades para cada perfil. 

Vale ressaltar que, embora todos os clientes sejam importantes, existem aqueles que necessitam de atenção especial. Portanto, ter informações relevantes sobre eles sempre à disposição fazem toda a diferença.

Ao gerenciar sua carteira de forma eficaz, você alcança a satisfação dos clientes e reduz os riscos de perdê-los para a concorrência.

Conheça os riscos envolvidos nas operações

A comercialização de energia é uma atividade com uma série de riscos na operação. Por isso, pensar a gestão de risco nesse setor é fundamental, de modo a prever situações que podem acarretar problemas futuros.

Veja a seguir algumas maneiras de evitar riscos envolvidos na operação de comercializadoras de energia. 

Use a tecnologia a seu favor

As comercializadoras de energia têm soluções tecnológicas à disposição para diminuir riscos operacionais. Por exemplo, um software de gerenciamento de energia auxilia na tomada de decisões com o monitoramento dos riscos operacionais. Além da possibilidade de prever oportunidades de venda de energia.

Aliado ao planejamento de longo prazo, o monitoramento também possibilita a contratação de energia de maneira pró-ativa, minimizando o risco de curto prazo de exposição ao mercado. E, o custeio automático pode colaborar no pagamento de faturas, diminuindo riscos de multas por atraso. 

Centralize seus controles

Comercializadoras de energia precisam de diversos controles, como book, lastro, garantias financeiras e desconto na Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição TUSD.

Em muitas empresas, esses controles são feitos em planilhas, o que gera alto volume de tarefas manuais e duplicação de informações em diferentes localidades. Isso pode causar uma série de problemas:

  • demora nas atualizações;
  • inconsistências de informações;
  • aumento do trabalho operacional;
  • riscos de erros humanos na entrada de dados.

Portanto, a melhor abordagem para reduzir esses riscos operacionais consiste na centralização dos controles. Isso pode ser feito pela adoção de um sistema de gestão modular integrado, que atenda às especificidades do setor energético.

Com base nessa solução, os diferentes departamentos compartilham informações de forma automática, agilizando os processos e permitindo monitoramento tempestivo da operação.

Para encontrar as melhores alternativas tecnológicas para seu negócio, é essencial contar com ajuda de profissionais capacitados, com conhecimento e atuação no setor de energia. Assim, você consegue propostas que se encaixam em sua realidade.

Gostou do conteúdo? Então, cadastre seu e-mail no formulário abaixo e fique por dentro das principais novidades do setor de energia elétrica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top