A importância da segurança da informação em sistemas de automação de energia

A segurança da informação está se tornando uma prioridade à luz do papel crucial desempenhado pela tecnologia no desenvolvimento econômico e social. Isso é especialmente válido para o setor de energia que, nos últimos anos, tem se beneficiado das iniciativas de transformação digital.

Empresas que prestam serviços de utilidade pública são visadas por cibercriminosos, que buscam desestabilizar as operações e obter vantagens financeiras ilícitas.

Porém, com uma abordagem adequada e com o uso das ferramentas corretas, é possível aumentar o nível da segurança da informação em sistemas de automação de energia — Energy Automation Systems (EAS) — e, assim, proteger dados e a operação. Saiba mais a seguir!

A importância da segurança da informação em sistemas de automação de energia

Os sistemas de automação de energia tornam possível:

  • executar tarefas de maneira confiável;
  • melhorar a geração de relatórios e alerta;
  • implantar novos processos de negócios com rapidez.

Isso permite que as comercializadoras de energia contem com fluxos de trabalho otimizados, ofereçam melhores serviços e gerenciem melhor sua operação.

Para isso, garantir a segurança da informação é primordial. Caso contrário, os sistemas podem sofrer com instabilidades ou ter a operação paralisada.

Além disso, falhas de cibersegurança podem resultar em vazamento de dados, o que é altamente prejudicial para imagem da marca, podendo prejudicar a relação com clientes e fornecedores.

Por isso, usar sistemas que ofereçam alto nível de segurança da informação é fundamental para obter melhor desempenho, operação fluída e sem contratempos.

Importância da correlação entre fornecedores e concessionárias elétricas

Os primeiros EASs — Energy Automation Systems, ou sistemas de automação de energia — foram desenvolvidos sem contemplar a segurança digital. Isso porque a hiperconectividade ainda não era uma realidade e os desenvolvedores não vislumbravam os riscos aos quais esses sistemas estariam sujeitos no futuro.

Com a introdução da internet, os sistemas de automação de energia passaram a estar interconectados e se tornaram alvo fácil para ataques hackers.

Sem a devida abordagem da segurança da informação, os EASs ficam suscetíveis às falhas e paralisações, o que pode comprometer a operação das concessionárias de energia. Isso pode causar diversos problemas, inclusive no fornecimento de energia, gerando insatisfação dos clientes e perdas financeiras.

Por isso, hoje, há grande sensibilização em torno da necessidade de garantir a segurança da informação em EASs.

Esse processo ganhou força, principalmente, depois que incidentes de segurança no setor elétrico conquistaram notoriedade. No Brasil, por exemplo, foram divulgados ao menos cinco casos entre março de 2020 e julho de 2021.

Para evitar que incidentes aconteçam, concessionárias elétricas e distribuidoras de energia precisam implementar processos internos focados em segurança e resiliência.

Isso inclui, necessariamente, a implementação de EAS de fornecedores confiáveis, cujo produto tenha sido desenvolvido observando todos os padrões de segurança da informação.

Atualmente, a cibersegurança é contemplada por quase todos os fornecedores de sistemas de automação. No entanto, nem todos oferecem os recursos necessários para lidar com as ameaças sofisticadas da atualidade.

Thunders: um software completo para o mercado de energia

A Thunders Tecnologia, empresa fornecedora de sistema de automação de energia líder do mercado, oferece um software completo desenvolvido com grande preocupação em torno da segurança da informação.

Com a plataforma Thunders, você tem acesso a uma suíte de produtos para gestão de comercializadoras de energia, consumidores livres ou especiais, distribuidoras e outros atores do setor.

A partir dessa solução, as empresas estão habilitadas para:

  • otimizar os processos operacionais;
  • manter a consistência nos dados para evitar erros;
  • tomar decisões acertadas, com base em dados confiáveis.

Por ser uma solução baseada em nuvem, a plataforma Thunders ajuda a elevar o nível da segurança da informação da sua empresa, visto que seus dados e operações ficam localizados em Data Centers modernos e protegidos pelas ferramentas mais eficazes do mercado.

Soma-se a isso a experiência da empresa, que conta com visão e vivência de especialistas de alto nível do setor de Energia e expertise no desenvolvimento de sistemas de missão crítica.

Com anos de atuação, a Thunders oferece o EAS mais seguro e completo do mercado, para você poder coordenar e consolidar as operações da sua empresa de maneira inteligente, além de otimizar os processos e reduzir custos.

Conheça mais sobre o Thunders e suas funcionalidades. Entre em contato com um de nossos especialistas agora mesmo!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to top