7 vantagens de um software de gestão de operações para sua empresa

Ter o controle total e centralizado das operações é fundamental para otimizar a produtividade e ter melhores resultados financeiros. E, contar com um software de gestão apropriado pode ajudar nesse processo.

Considerando a diversidade de especificações de clientes para compra e venda em setores de comercialização de energia, uma ferramenta de automação operacional colabora de modo a evitar prejuízos.

Saiba o que faz um software de gestão de operações e quais as vantagens de seu uso para tradings de energia. Continue a leitura!

O que é um software de gestão de operações?

Trata-se de uma solução projetada para fornecer suporte a várias funções, necessárias nos níveis de front, back e middle office.

  • front office: onde ocorre a negociação de contratos;
  • middle office: função de gerenciamento de risco do negócio;
  • backoffice: corresponde às funções administrativas, essenciais para o bom funcionamento da empresa.

Esse tipo de ferramenta otimiza várias áreas para aumentar a produtividade e reduzir os custos operacionais do negócio. A simplificação inclui automatizar tarefas repetitivas e demoradas, remover gargalos, melhorar o desempenho e possibilitar visão transparente em processos de comercializadoras de energia elétrica.

Quais são as vantagens de um software de gestão de operações?

Além das vantagens já citadas de um software de gestão de operações para o setor de energia, podemos destacar outros benefícios dessa estratégia. Acompanhe!

1. Informações centralizadas, seguras e facilmente acessíveis

Na era digital, as empresas precisam lidar com grande volume de dados, vindos de diferentes fontes. Conseguir condensar e relacionar todas essas informações de forma ágil e precisa se tornou essencial.

Um software de gestão de operações contempla front, middle e backoffice. Assim, as empresas têm os dados em uma base centralizada, podendo produzir relatórios correlacionando as informações de forma ágil e simples.

Se você optar por um software de gestão em nuvem, ainda conta com vantagens adicionais, como:

  • segurança aprimorada;
  • escalabilidade e flexibilidade para acessar informações.

2. Melhore a tomada de decisões

Ao centralizar as operações da sua empresa em um software de gestão, é possível ter visão completa e detalhada do seu portfólio. Além de avaliar os diferentes cenários, identificar riscos e tomar decisões estratégicas mais acertadas.

3. Faça integração com órgãos do setor

Setores regulados, como o de energia, precisam estar integrados com determinados órgãos relacionados à operação.

Para uma comercializadora de energia, o software de gestão de operações possibilita a integração com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e com o Balcão Brasileiro de Comercialização de Energia (BBCE).

Isso facilita a operação devido à possibilidade de obter dados externos de forma automática e combiná-los com as informações internas da empresa. Sendo possível ter maior visibilidade e controle da operação.

4. Melhore a previsibilidade

Um bom software de gestão de operações permite o cálculo do balanço energético de seus clientes e a realização de projeções confiáveis baseadas em dados históricos e atuais. Isso ajuda a:

  • evitar riscos operacionais;
  • melhorar a previsibilidade;
  • ajudar as empresas de energia a aproveitarem oportunidades do mercado.

5. Gerencie os riscos operacionais

Uma plataforma de gestão de operações oferece ferramentas eficazes para detectar, acompanhar e gerir riscos que podem ocasionar eventuais perdas financeiras.

6. Obtenha apoio de profissionais especializados

Ao implementar o software de gestão de operações em nuvem no setor energético, como a solução da Thunders, você conta com apoio de profissionais especializados. Além de ter acesso a melhorias contínuas do seu sistema e ainda pode implementar mudanças sob medida para seu negócio.

7. Reduza os custos

A tecnologia colabora para a redução de custos nas empresas, além de oferecer outros benefícios. Com um sistema de gestão é possível, por exemplo, automatizar uma série de processos manuais, reduzindo despesas com pessoal e melhorando a qualidade dos processos.

Como a Thunders pode ajudar?

A Thunders é uma empresa especializada em fornecer soluções tecnológicas às organizações do setor de energia. 

Com a Thunders Trading, software de gestão de operações, é possível centralizar as informações dos processos em uma trade de energia. A plataforma é personalizada conforme o tamanho e as necessidades da sua empresa, garantindo mais eficiência e otimização dos processos. 

Ainda, é possível integrar a ferramenta com outras plataformas, como CCEE e BBCE, e seu sistema baseado em cloud possibilita acessar informações em qualquer lugar. Além de organizar a distribuição das informações para os perfis selecionados e manter consistência dos dados, evitando erros na operação.

Nesse conteúdo, você descobriu o conceito de um software de gestão de operações e as vantagens de apostar nessa estratégia. Agora, conheça a Thunders e comece a otimizar o operacional da sua empresa de energia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top