Thunders Talks: Energia Eólica Offshore

Que a energia eólica é uma realidade em nosso país – e também no mundo – não é nenhuma novidade. Mas esta fonte ainda tem muito a contribuir com a matriz energética global.

Confira o episódio 1 do Thunders Talks, no qual convidamos o CEO da Eolus Consultoria, Rafael Valverde, para uma conversa sobre tudo que envolve a eólica offshore. Conceito, potencial, público-alvo entre outros temas abordados em uma conversa bastante rica.

Thunders Talks EP 1:

O QUE É EÓLICA OFFSHORE

Não é raro nos depararmos com aerogeradores compondo a paisagem do litoral na nossa região nordeste. Essa fonte renovável já é responsável por mais de 12% da matriz elétrica brasileira, com mais de 22 GW de capacidade instalada. Mais ainda, se olharmos alguns anos adiante no horizonte, a fonte chegará a quase 40 GW de potência instalada, contribuindo ainda mais com a renovabilidade e a redução da dependência hidrológica da nossa matriz elétrica.

Contudo, esse número é extremamente modesto se compararmos com o potencial que a costa litorânea tem a oferecer, à medida que uma nova modalidade de fazendas eólicas for desenvolvida. Trata-se de energia eólica offshore. Sim, usinas de energia eólica sendo instaladas no oceano, próximo à costa, gerando energia elétrica.

Com ventos mais fortes e constantes, essa modalidade de geração de energia tem um potencial alarmante. Turbinas com torres mais altas e com pás maiores, podendo chegar a 15 MW de potência – três vezes mais do que uma turbina onshore -, possibilitam explorar todo o potencial dos ventos mais fortes e constantes dos oceanos. Neste contexto, estudos apontam que nosso litoral pode contribuir com até seis vezes a atual matriz elétrica brasileira, somando todas as fontes de geração – algo em torno de 1,2 TW.

POR QUE EXPLORAR OS OCEANOS?

Talvez esta seja uma das principais questões a serem elucidadas, e a conversa entre nosso CRO, Luiz Renato Lemos, e o CEO da Eolus Consultoria, Rafael Valverde, busca cumprir esse papel.

Com uma capacidade de geração muito maior do que a eólica onshore, a offshore tem um potencial de contribuição que vai muito além do consumo de energia elétrica por famílias e empresas. Ela pode fazer a diferença na tão necessária transição energética. Uma vez que a produção de hidrogênio verde é um processo altamente demandante de energia, faz-se necessária uma alternativa de geração de energia limpa e que não comprometa a carga proveniente dos consumidores. Dessa forma, a eólica offshore tem um match perfeito.

Não obstante tal contribuição, as áreas com maior carga em nosso país, como os grandes centros na região sudeste, tornam-se regiões que certamente terão muito se beneficiar da geração de energia pela força dos ventos nos oceanos.

Thunders Talks EP 2:

Enfim, não perca mais tempo: clique nos vídeos acima e aproveite essa conversa bastante agradável e rica.

Até a próxima!

Scroll to top